Meditação em 1 minuto


Meditação em 1 minuto: técnica simples proposta por Mark Williams, em sua obra: Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético.

A sua paz se encontra em seu silêncio interior.

A meditação é um caminho para esta paz interior.

E a meditação é uma técnica simples e ao alcance de qualquer pessoa atesta Mark Williams, em sua obra: Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético.

O autor apresenta uma técnica simples que possibilita que alguém medite em 1 minuto.

 Meditação em 1 minuto


Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto.

Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha.

Seus pés podem repousar no chão.

Feche os olhos ou abaixe o olhar.


Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo.

Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração.

Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça.

Não há necessidade de alterar o ritmo natural.


Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar.

Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente.

O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.


Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não.

Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz.

Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz.

Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.


Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente.


A meditação tradicional consiste na concentração na própria respiração e obter a atenção plena.

A atenção plena, por sua vez, consiste em ser compassivo, na observação sem crítica.

Quando os pensamentos invadirem a mente compassivamente observe-os e não há que se lutar com eles, apenas observá-los e deixá-los irem embora.

Você não é seus pensamentos. Eles são como nuvens que passam no céu da sua mente.

A observação dos pensamentos possibilita que você observe os padrões que lhe movem na vida e este é o começo do processo para que você retome o controle de sua vida.

A meditação, assim, natural e progressivamente altera seu humor, promove felicidade, boa saúde e bem-estar e ainda aumenta sua resiliência ao alterar os padrões cerebrais.

Quando começar a meditar?

Em qualquer “agora” que você escolher!

Boa meditação.


Quer relaxar mais antes de meditar?

Inspire-se então com…

Vídeo: A liberdade do ar